segunda-feira, 16 de maio de 2011

Sim, eu realmente entendo de futebol

Final do Campeonato Paulista. Duas meninas na mesa do bar. Cerveja gelada na mesa. Xingamentos e discussões fundamentadas. Pronto, viramos atração. Nos são direcionados olhares. Alguns trocam comentários, risadas. Até que a fatídica frase é pronunciada: "Nossa, vocês entendem mesmo de futebol, né?"

Desde que me conheço por gente gosto de futebol. A paixão começou por causa do Sport Clube Corinthians Paulista. Ficava sentada ao lado do meu pai, vidrada na televisão. Não queria saber de bonecas, aos finais de semana a diversão era pegar a bola e ir pra rua jogar bola com os meninos. Minha mãe não gostava.

Cresci e a paixão continuou. Passei a falar e a entender também outros times. No colégio, lá estava eu no meio dos meninos discutindo sobre a última contratação de algum time. Ou com o albúm de figurinhas do Campeonato Brasileiro.

E tudo isso só aumentando. Quando mais você aprende, mais você se apaixona. Cheguei na adolescência e terminei namoro por causa do Corinthians. As brigas eram: "Vou ao estádio!", "Não você não vai" ou "Vamos ao cinema?", "Ah, hoje tem jogo".

Sei o que é impedimento. Contra-ataque. Drible da vaca e esquema tático. A diferença do treinador entrar com três zagueiros ou um atacante mais centralizado. Na Libertadores, por exemplo, quem fizer gol fora de casa tem vantagem.

Minha mãe pergunta: Mas, por que você não fala de novela ou big brother? E mais engraçado do que isso é a mulher gostar de futebol. Isso é uma coisa assustadora, seja positiva ou negativamente. A exclamação e o advérbio estão sempre juntos na mesma frase. Me divirto toda vez que escuto: "Nossa! Você entende realmente de futebol" .



Um comentário:

Carol Miranda disse...

Auhauhauhauha... falou bonito! Mas eu não entendo bulhufas! Só vibro mesmo na copa do mundo! E mesmo assim, sem entender muita coisa. Mas tá aí, "Nossa! Você entende realmente de futebol."

Beijo, Gabi! =)